segunda-feira, 22 de julho de 2013

Santo André terá 75 novos ônibus em agosto

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
Ricardo Trida/DGABC
Até a segunda metade de agosto, 75 novos ônibus deverão entrar em circulação em Santo André. Os veículos serão utilizados para renovação de 18,7% da frota municipal, hoje composta por 404 carros. A Prefeitura não terá gastos, já que todo o investimento será feito pelas empresas que operam o sistema de transporte.
Segundo o diretor da SATrans, Leandro Petrin, todos os coletivos serão do padrão convencional, com três portas e cerca de 13 metros de comprimento. Os veículos terão acessibilidade para portadores de deficiência física. Atualmente, a frota é composta por 22 micro-ônibus e 56 de tamanho intermediário.
Em novembro, assegura Petrin, será iniciada pesquisa de origem e destino, que irá apontar necessidade de mudanças nos 48 itinerários municipais. “Essa análise será iniciada no fim do ano para que dê tempo de a população se acostumar com o serviço e ter condições de poder responder o que seria melhor para ela em termos de trajeto. É uma fase de adaptação”, explica. As primeiras mudanças práticas deverão entrar em vigor a partir de julho do ano que vem.
O prefeito Carlos Grana (PT) garante que irá procurar a direção da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para solicitar que também seja feita revisão na malha intermunicipal. “Não adianta fazermos toda essa reestruturação se não houver mudança da parte deles.” Segundo a Prefeitura, além dos 404 ônibus municipais, circulam pela cidade diariamente quase 800 coletivos intermunicipais. O objetivo da administração é diminuir a sobrecarga nas vias do Centro.

BILHETE ÚNICO

Grana apresentou ontem o balanço do primeiro mês de funcionamento do Bilhete Único Andreense, dados antecipados pelo Diário. De 10 de junho até quarta-feira, 281,8 mil integrações foram feitas, o que representa 5,4% do total de viagens. A maior parte das conexões sem custo adicional é feita nos dias úteis.
Entre as cinco linhas com maior demanda por integração estão B-64, B-51, B-11, T-25 e nas catracas da entrada do Terminal da Vila Luzita. Os itinerários atendem a locais de interesse como Fundação Santo André, Centro Hospitalar Municipal, Sesc, Uniabc e os terminais do Centro e Prefeito Saladino.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, afirma que pretende iniciar até o fim do ano sistema de recarga do Bilhete Único pela internet. Além disso, o titular da Pasta pretende criar outros pontos físicos de abastecimento, como bancas de jornais.
Sto.André terá 75 novos ônibus em agosto

Grana modifica gestão do Trânsito
O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), anunciou que fará modificações na gestão de Trânsito da cidade. O departamento responsável pelo gerenciamento do tráfego e das vias públicas, hoje vinculado à Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito) será atrelado à Pasta de Obras e Serviços Urbanos. A mudança entra em vigor a partir do dia 1º.
“Foi um erro cometido pela gestão anterior juntar o trânsito com a Segurança Pública. Não tem nada a ver”, criticou Grana. A secretaria foi criada em 2009 pelo então prefeito Aidan Ravin (PTB).
Segundo o atual mandatário, não será necessário submeter a reforma à apreciação da Câmara Municipal. “Não haverá mudança de custo nem criação de cargos. É só uma mudança operacional.”

O atual titular da Segurança, José Luís Navarro, será mantido como titular da Pasta. O ex-comandante da Polícia Militar no Grande ABC foi elogiado pelo chefe do Executivo. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho dele. Ele é do ramo”. Paulinho Serra, que comanda a secretaria de Obras e Serviços Públicos, também fica no cargo, assim como Epeus Pinto Monteiro, que atua como diretor de Trânsito.
Grana espera criar também as secretarias de Mulheres, Esportes e Trabalhos, mas ainda não há prazo para que as modificações sejam efetivadas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...